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Balonismo

O que é um balão?


Um balão é um aeróstato simples que utiliza um saco em tecido (envelope) que é enchido com um gás mais leve do que o ar ou ar quente menos denso do que o ar envolvente. Os balões de ar quente, também chamados Montgolfières, são o tipo de aeronave que comercializamos e utilizam ar quente como agente de ascensão.



O princípio do voo em balão


Para voar num balão de gás, o piloto sobe através do arremesso do lastro (areia ou água) e desce soltando gás do envelope. Para voar num balão de ar quente, o piloto sobe aquecendo o ar no envelope e queimando propano que é transportado no cesto e desce deixando arrefecer o ar no envelope.

A construção de um balão de ar quente e os ingredientes básicos de voo

O balão possui três componentes principais: um envelope para conter o ar quente, um queimador para aquecer o ar no envelope e um cesto para transportar o piloto, passageiros, combustível, instrumentos e rádios. É utilizada uma ventoinha de insuflação alimentada a gasolina para encher o envelope com ar frio antes de este ser aquecido com recurso ao queimador. É também essencial dispor de uma viatura com espaço suficiente de carga ou conjunto de viatura e reboque para acompanhar o percurso e recolher o balão uma vez terminado o voo.



A tripulação


Um balão só pode ser pilotado por um piloto credenciado (aceda a Tornar-se Piloto de Balão para mais detalhes sobre como obter a sua credenciação). O número de passageiros que podem voar com o piloto depende do tamanho do envelope do balão. Os maiores balões que comercializamos conseguem erguer o piloto, um tripulante e até um máximo de 32 passageiros.



O balonismo é seguro?


Estatisticamente, os balões são as mais seguras de todas as aeronaves. Existem muito poucos acidentes fatais ou feridos graves. Hematomas e nódoas negras já são mais frequentes, embora raros. No entanto, a parte mais perigosa de um voo de balão continua a ser a viagem de carro até ao local de descolagem!



Voos de passageiros


Mais de metade da população mundial sonha em voar um dia num balão de ar quente. Os balões utilizados são de grande dimensão e especialmente concebidos para transportar até 32 passageiros em total conforto. O prazer de voar num balão é difícil de descrever para quem nunca experimentou! 

Sobrevoar a paisagem campestre a baixa velocidade, apreciar a natureza a perder de vista, apanhar folhas de uma árvore, observar os animais no campo e depois, no regresso à terra, receber as boas-vindas com uma taça de champanhe, faz qualquer coração bater mais forte. A Windpassenger tem todo o prazer em lhe proporcionar esta experiência única.



O que envolve um voo de balão?


A enorme dimensão do envelope do balão faz dele o painel publicitário ideal e o voo lento de um balão permite aos seus passageiros uma vista fantástica sobre o solo. 

Por este motivo, um balão é um excelente veículo recreativo e um fantástico meio publicitário. Sem precisar de aeroporto nem hangar, o balão pode ser transportado e conservado numa carrinha e pode levantar a partir de qualquer zona descampada. A duração de um voo de balão é, na sua maioria, de 1 a 2 horas (varia consoante combustível transportado), percorrendo uma extensão de 15 a 20 km.

A tripulação transporta o balão até um local de descolagem apropriado. Deverá ser uma zona desimpedida com a dimensão aproximada de um campo de ténis, podendo ser um prado, um parque infantil ou um campo de cultivo.

O cesto do balão irá ser colocado na extremidade a barlavento do local e os cilindros de combustível serão amarrados a ele. O queimador é então montado por cima do cesto e depois o cesto é deitado com os queimadores a favor do vento. O envelope é preso, através de mosquetões, à estrutura do queimador e o envelope é então enchido com ar frio com recurso à ventoinha de insuflação. O piloto aquece então o ar no envelope utilizando o queimador e o balão levanta-se e está pronto para voar. Os passageiros entram e a aventura pode começar!

Não é possível indicar com precisão o local onde o balão irá aterrar, mas o piloto deverá previamente ter consultado as previsões meteorológicas e escolhido um local de partida que permita ao balão manter-se afastado de campos de aviação e áreas onde seria difícil aterrar. O vento sopra em diferentes direções em diferentes níveis, por isso, alterando a altura, o piloto consegue determinar (dentro de certos limites) o rumo que o balão irá tomar. A maioria dos voos prolonga-se por cerca de uma hora, pelo que decorrido esse tempo após a partida, o piloto irá procurar um prado sobre o qual possa descer e aterrar.

O que é um balão?


Um balão é um aeróstato simples que utiliza um saco em tecido (envelope) que é enchido com um gás mais leve do que o ar ou ar quente menos denso do que o ar envolvente. Os balões de ar quente, também chamados Montgolfières, são o tipo de aeronave que comercializamos e utilizam ar quente como agente de ascensão.



O princípio do voo em balão


Para voar num balão de gás, o piloto sobe através do arremesso do lastro (areia ou água) e desce soltando gás do envelope. Para voar num balão de ar quente, o piloto sobe aquecendo o ar no envelope e queimando propano que é transportado no cesto e desce deixando arrefecer o ar no envelope.

A construção de um balão de ar quente e os ingredientes básicos de voo

O balão possui três componentes principais: um envelope para conter o ar quente, um queimador para aquecer o ar no envelope e um cesto para transportar o piloto, passageiros, combustível, instrumentos e rádios. É utilizada uma ventoinha de insuflação alimentada a gasolina para encher o envelope com ar frio antes de este ser aquecido com recurso ao queimador. É também essencial dispor de uma viatura com espaço suficiente de carga ou conjunto de viatura e reboque para acompanhar o percurso e recolher o balão uma vez terminado o voo.



A tripulação


Um balão só pode ser pilotado por um piloto credenciado (aceda a Tornar-se Piloto de Balão para mais detalhes sobre como obter a sua credenciação). O número de passageiros que podem voar com o piloto depende do tamanho do envelope do balão. Os maiores balões que comercializamos conseguem erguer o piloto, um tripulante e até um máximo de 32 passageiros.



O balonismo é seguro?


Estatisticamente, os balões são as mais seguras de todas as aeronaves. Existem muito poucos acidentes fatais ou feridos graves. Hematomas e nódoas negras já são mais frequentes, embora raros. No entanto, a parte mais perigosa de um voo de balão continua a ser a viagem de carro até ao local de descolagem!



Voos de passageiros


Mais de metade da população mundial sonha em voar um dia num balão de ar quente. Os balões utilizados são de grande dimensão e especialmente concebidos para transportar até 32 passageiros em total conforto. O prazer de voar num balão é difícil de descrever para quem nunca experimentou! 

Sobrevoar a paisagem campestre a baixa velocidade, apreciar a natureza a perder de vista, apanhar folhas de uma árvore, observar os animais no campo e depois, no regresso à terra, receber as boas-vindas com uma taça de champanhe, faz qualquer coração bater mais forte. A Windpassenger tem todo o prazer em lhe proporcionar esta experiência única.



O que envolve um voo de balão?


A enorme dimensão do envelope do balão faz dele o painel publicitário ideal e o voo lento de um balão permite aos seus passageiros uma vista fantástica sobre o solo. 

Por este motivo, um balão é um excelente veículo recreativo e um fantástico meio publicitário. Sem precisar de aeroporto nem hangar, o balão pode ser transportado e conservado numa carrinha e pode levantar a partir de qualquer zona descampada. A duração de um voo de balão é, na sua maioria, de 1 a 2 horas (varia consoante combustível transportado), percorrendo uma extensão de 15 a 20 km.

A tripulação transporta o balão até um local de descolagem apropriado. Deverá ser uma zona desimpedida com a dimensão aproximada de um campo de ténis, podendo ser um prado, um parque infantil ou um campo de cultivo.

O cesto do balão irá ser colocado na extremidade a barlavento do local e os cilindros de combustível serão amarrados a ele. O queimador é então montado por cima do cesto e depois o cesto é deitado com os queimadores a favor do vento. O envelope é preso, através de mosquetões, à estrutura do queimador e o envelope é então enchido com ar frio com recurso à ventoinha de insuflação. O piloto aquece então o ar no envelope utilizando o queimador e o balão levanta-se e está pronto para voar. Os passageiros entram e a aventura pode começar!

Não é possível indicar com precisão o local onde o balão irá aterrar, mas o piloto deverá previamente ter consultado as previsões meteorológicas e escolhido um local de partida que permita ao balão manter-se afastado de campos de aviação e áreas onde seria difícil aterrar. O vento sopra em diferentes direções em diferentes níveis, por isso, alterando a altura, o piloto consegue determinar (dentro de certos limites) o rumo que o balão irá tomar. A maioria dos voos prolonga-se por cerca de uma hora, pelo que decorrido esse tempo após a partida, o piloto irá procurar um prado sobre o qual possa descer e aterrar.

O que é um balão?


Um balão é um aeróstato simples que utiliza um saco em tecido (envelope) que é enchido com um gás mais leve do que o ar ou ar quente menos denso do que o ar envolvente. Os balões de ar quente, também chamados Montgolfières, são o tipo de aeronave que comercializamos e utilizam ar quente como agente de ascensão.



O princípio do voo em balão


Para voar num balão de gás, o piloto sobe através do arremesso do lastro (areia ou água) e desce soltando gás do envelope. Para voar num balão de ar quente, o piloto sobe aquecendo o ar no envelope e queimando propano que é transportado no cesto e desce deixando arrefecer o ar no envelope.

A construção de um balão de ar quente e os ingredientes básicos de voo

O balão possui três componentes principais: um envelope para conter o ar quente, um queimador para aquecer o ar no envelope e um cesto para transportar o piloto, passageiros, combustível, instrumentos e rádios. É utilizada uma ventoinha de insuflação alimentada a gasolina para encher o envelope com ar frio antes de este ser aquecido com recurso ao queimador. É também essencial dispor de uma viatura com espaço suficiente de carga ou conjunto de viatura e reboque para acompanhar o percurso e recolher o balão uma vez terminado o voo.



A tripulação


Um balão só pode ser pilotado por um piloto credenciado (aceda a Tornar-se Piloto de Balão para mais detalhes sobre como obter a sua credenciação). O número de passageiros que podem voar com o piloto depende do tamanho do envelope do balão. Os maiores balões que comercializamos conseguem erguer o piloto, um tripulante e até um máximo de 32 passageiros.



O balonismo é seguro?


Estatisticamente, os balões são as mais seguras de todas as aeronaves. Existem muito poucos acidentes fatais ou feridos graves. Hematomas e nódoas negras já são mais frequentes, embora raros. No entanto, a parte mais perigosa de um voo de balão continua a ser a viagem de carro até ao local de descolagem!



Voos de passageiros


Mais de metade da população mundial sonha em voar um dia num balão de ar quente. Os balões utilizados são de grande dimensão e especialmente concebidos para transportar até 32 passageiros em total conforto. O prazer de voar num balão é difícil de descrever para quem nunca experimentou! 

Sobrevoar a paisagem campestre a baixa velocidade, apreciar a natureza a perder de vista, apanhar folhas de uma árvore, observar os animais no campo e depois, no regresso à terra, receber as boas-vindas com uma taça de champanhe, faz qualquer coração bater mais forte. A Windpassenger tem todo o prazer em lhe proporcionar esta experiência única.



O que envolve um voo de balão?


A enorme dimensão do envelope do balão faz dele o painel publicitário ideal e o voo lento de um balão permite aos seus passageiros uma vista fantástica sobre o solo. 

Por este motivo, um balão é um excelente veículo recreativo e um fantástico meio publicitário. Sem precisar de aeroporto nem hangar, o balão pode ser transportado e conservado numa carrinha e pode levantar a partir de qualquer zona descampada. A duração de um voo de balão é, na sua maioria, de 1 a 2 horas (varia consoante combustível transportado), percorrendo uma extensão de 15 a 20 km.

A tripulação transporta o balão até um local de descolagem apropriado. Deverá ser uma zona desimpedida com a dimensão aproximada de um campo de ténis, podendo ser um prado, um parque infantil ou um campo de cultivo.

O cesto do balão irá ser colocado na extremidade a barlavento do local e os cilindros de combustível serão amarrados a ele. O queimador é então montado por cima do cesto e depois o cesto é deitado com os queimadores a favor do vento. O envelope é preso, através de mosquetões, à estrutura do queimador e o envelope é então enchido com ar frio com recurso à ventoinha de insuflação. O piloto aquece então o ar no envelope utilizando o queimador e o balão levanta-se e está pronto para voar. Os passageiros entram e a aventura pode começar!

Não é possível indicar com precisão o local onde o balão irá aterrar, mas o piloto deverá previamente ter consultado as previsões meteorológicas e escolhido um local de partida que permita ao balão manter-se afastado de campos de aviação e áreas onde seria difícil aterrar. O vento sopra em diferentes direções em diferentes níveis, por isso, alterando a altura, o piloto consegue determinar (dentro de certos limites) o rumo que o balão irá tomar. A maioria dos voos prolonga-se por cerca de uma hora, pelo que decorrido esse tempo após a partida, o piloto irá procurar um prado sobre o qual possa descer e aterrar.


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